Versículo-Chave:
"Na casa de meu Pai há muitas moradas... Vou preparar-lhes lugar. E, se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também." (João 14:2-3)
Objetivo: Tirar o medo da morte e do futuro, enchendo o coração do discípulo com a certeza da volta de Jesus e da alegria da vida eterna.
Imagine que você está hospedado em um hotel simples, numa viagem a trabalho. A cama não é tão confortável, a comida é diferente e você sente saudade da família. Por mais que a cidade seja interessante, você sabe que ali não é o seu lugar. Você vive a viagem contando os dias para voltar para casa. A Bíblia diz que nós somos "peregrinos" nesta terra. O mundo é o hotel; o Céu é a nossa casa. Às vezes sofremos, sentimos dor e saudade, mas a grande esperança do cristão é que a viagem tem data para acabar. A morte não é um fim trágico, mas o momento de fazer as malas e voltar para os braços do Pai, onde tudo é perfeito.
A. Jesus vai voltar
Esta é uma promessa inegociável. Jesus não mentiu. Assim como Ele veio a primeira vez como um bebê humilde, Ele voltará a segunda vez como Rei Glorioso. Para quem não crê, isso pode ser motivo de medo; mas para nós, a Igreja, é o nosso "Final Feliz".
"Porque o Senhor mesmo... descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares." (1 Tessalonicenses 4:16-17)
B. O Céu é um lugar real
O Céu não é um estado de espírito nem um lugar entediante onde ficaremos sentados em nuvens tocando harpa para sempre. A Bíblia descreve a Nova Jerusalém como um lugar de atividade, adoração, governo e alegria perfeita. O mais importante do Céu não são as ruas de ouro, mas a ausência de tudo o que é ruim.
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." (Apocalipse 21:4)
Imagine um lugar onde nunca mais você sentirá medo, doença ou tristeza. Isso é o Céu.
C. A Recompensa dos Santos
Deus é justo e nada do que fazemos por Ele aqui é em vão. A Bíblia fala sobre o "Tribunal de Cristo", não para condenar os salvos (pois Jesus já pagou nossos pecados), mas para entregar recompensas (galardões) pela nossa fidelidade e serviço.
"Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras." (Apocalipse 22:12)
Vale a pena ser fiel. A eternidade compensará qualquer sofrimento passageiro desta vida.
Quando você pensa na morte ou no fim do mundo, você sente medo ou esperança? Por que a lição de hoje muda essa perspectiva?
Como você viveria o dia de hoje se tivesse certeza absoluta de que Jesus voltaria amanhã de manhã?
O que você acha que será a melhor parte do Céu: as ruas de ouro, o reencontro com entes queridos ou ver Jesus face a face?
Viva um dia com "Perspectiva Eterna". Escolha um dia da semana para não reclamar de nada passageiro (trânsito, clima, problemas pequenos). Quando algo chato acontecer, diga para si mesmo: "Isso é passageiro, a minha casa é no Céu". Além disso, olhe para o céu à noite e faça a oração antiga da Igreja: "Maranata! Ora vem, Senhor Jesus".
"Senhor Jesus, obrigado porque esta vida não é tudo o que existe. O meu coração se alegra em saber que estás preparando um lugar para mim. Tira de mim todo o medo da morte e do futuro. Ajuda-me a viver aqui como um cidadão do céu, espalhando esperança. Eu aguardo ansiosamente o dia em que Te verei face a face e Tu enxugarás toda lágrima dos meus olhos. Vem, Senhor Jesus! Amém."